04/05/2010

ABOIM NO DICIONÁRIO GEOGRÁFICO

   O Diccionario Geografico é uma obra em dois tomos, do género corográfico, da primeira metade do século XVIII, da autoria do padre oratoriano Luís Cardoso, que resulta das respostas a dois “Inquéritos” por si elaborados e mandados distribuir pela Academia Real da História Portuguesa, em 1721 e 1732, às autoridades eclesiásticas do país, bem como aos provedores das comarcas e às câmaras, solicitando informações históricas das várias terras, com ideia de se vir a escrever uma “História eclesiástica e secular de Portugal e suas conquistas”.
   Com o terramoto ocorrido no dia 1 de Novembro de 1755 e com a destruição do Convento onde vivia o autor, ficaram sepultados, senão mesmo queimados, a maior parte dos manuscritos resultantes dos ditos questionários, salvando-se, porque já estavam publicados, os das povoações cujo nome se iniciava pelas três primeiras letras do alfabeto, que inclui também a freguesia de Aboim.
   Transcreve-se abaixo a noticia, relativa a Aboim, inserta no já citado Diccionario Geografico.
   “ABOIM. S. Pedro de Aboim, Freguefia na Provincia de Entre Douro e Minho, Arcebifpado de Braga, Comarca de Guimarães, Termo de Cerolico de Bafto, Couto de Aboim, e Codeçofo. A Paroquia fica fituada fóra do povoado em hum pequeno monte entre as ferras de Paradella, e Codeçofo. O Orago da Igreja he S. Pedro Apoftolo, cuja Imagem fe venera no Altar mayor: tem mais dous collateraes, hum dedicado a N. Senhora da Purificaçaõ, e outro ao Santíffimo Nome de Jefus. O Paroco he Cura annual, aprefentaçaõ do Cabido da infigne Collegiada de N. Senhora da Oliveira da Villa de Guimarães: renderá para o Paroco com o pé de Altar quarenta mil reis. Os frutos que produz efte terreno em mayor abundancia, faõ paõ, vinho, azeite, mel, castanha, e algumas frutas, se bem que em moderada quantidade. Governa-fe por hum Juiz ordinario, e mais officiaes da Camera, poftos pelo Cabido da Collegiada de Guimarães; e no deftricto de Cerolico de Basto he Couto, privilegiado com o privilegio das Taboas Vermelhas da mesma Senhora da Oliveira. Pertencem a esta Freguefia os Lugares da Telheira, Cafas Novas, Aldea, Portella, e Ponte. He mimofa de caça, que cria a ferra da Portella, que lhe fica vifinha”.
Diccionario Geografico – Pe. Luiz Cardoso, Tomo I, Lisboa, 1747, pág. 15
   Embora seja de fácil dedução, não deixo de alertar para o facto de no texto transcrito o f estar, geralmente, por s, já que foi minha intenção manter a sua originalidade

Sem comentários:

Enviar um comentário